26. Importante... (Antes de me ausentar).
Sinto vontade de dizer que tenho a sorte (e mérito) de ter comigo uma pessoa que me tem roubado muitos sorrisos, risos e algumas cócegas :P... tens sido uma grande força e tens-me dado muita motivação e alegrias... espero que seja sempre assim... que façamos sempre por isso... o resto fica entre nós, mas senti que precisava de dizer isto...pois és muito importante para mim...:)
25. Em espera...
glitter-graphics.com
Com muita pena minha, uma vez que me encontro com muito trabalho na faculdade e alguns problemas por resolver, vai ser difícil postar neste espaço com tanta frequência como gostaria.
Aqui ficam algumas fotos do que foi a minha actuação na apresentação em grupo que tive recentemente no sarau do clube recreativo onde estive a ter, durante 3 anos, aulas de dança do ventre.
Um beijo grande a todos e todas que visitam e perdem um pouco do seu tempo a visitar este blogue,
Susana Barão
23. Hight Tide or Low Tide (with Ben Harper&Jack Jonhson).
Ouçam até ao fim... é mesmo bonita, o refrão então, muito doce e genuíno... true friendship resume-se a isso... =*
(letra e música original do grande Bob Marley)
In high seas or in low seas
I'm gonna be your friend,
I'm gonna be your friend.
In high tide or in low tide,
I'll be by your side,
I'll be by your side.
22. Auto-estima: aprende a ser feliz!
"F" ... az a tua vida valer a pena...
"E" ... scuta sempre o teu coração...
"L" ... uta pelos teus objectivos...
"I" ... gnora o que te faz mal...
"C" ... entraliza as tuas metas...
"I" ... dealiza os teus sonhos...
"D" ... á mais de ti a ti mesmo(a)...
"A" ... ma quem te ama...
"D" ... eixa de lado as coisas ruins...
"E" ... assim SERÁS FELIZ...
Beijo beijo!! =)*
21. Solo de Derbake...
O derbake (ou tabla) é um rico instrumento de percussão da família árabe. Utilizado nos principais conjuntos árabes, o derbake, além de fazer a base para todos os outros instrumentos do conjunto, pode ainda ser tocado sozinho, formando assim o tão conhecido “solo de derbake”.
O derbake é tocado com as mãos, posicionado sob um dos braços (esquerdo para os destros e direito para os canhotos) e apoiado sobre a respectiva perna.
Antigamente, o corpo do derbake era feito de barro, revestido com pele de cabra e os músicos sentavam-se em cima dele momentos antes de tocá-lo, para aquecê-lo. Hoje em dia o derbake é feito de alumínio, revestido com pele sintética. Esta mudança derivou da dificuldade dos percussionistas árabes em afinarem o seu instrumento, dependendo da região ou local onde estavam a tocar.
Este riquíssimo instrumento de percussão caracteriza-se por possuir dois “extremos sonoros” muito diferentes e muito bonitos. Ao mesmo tempo que o derbake pode realizar o seu toque de tom grave - O DUM - pode realizar, por contrapartida, o seu toque de tom agudo - O TAK – formando, assim, os ritmos e solos de derbake, comumente conhecidos.
A dança com solo de derbake simboliza a técnica mais antiga e enraizada da bailarina, um momento de êxtase, com fortes batidas do coração e o sangue circulando nas veias.
Nos solos de percussão, a bailarina expressa-se através do quadril, que é mais belo, tecnicamente, oriental e primitivo. Os movimentos de cabeça, mãos, peito, troncos e cambrets interpretam a emoção; já os quadris e os ombros desenvolvem a técnica.
Entre o derbakista e a bailarina deve existir um entendimento mútuo e é necessário que ele conheça o estilo de dança dela e ela, por sua vez, o estilo de toque dele. É fundamental que a bailarina – para além do derbakista, que deverá conhecer uma grande variedade de ritmos – aprenda, pelo menos, alguns dos ritmos árabes, que são complexos, alguns oriundos de países distintos.
Através de uma combinação de toques e ritmos, o derbakista monta o seu solo de derbake. O solo de derbake “ao-vivo” é composto de acordo com a bailarina que irá dançá-lo. Ele tem que ser adaptado e moldado de acordo com o perfil e os gostos da bailarina, para que assim a apresentação se torne agradável e bela.
Texto adaptado dos seguintes links:
http://bellydanceracleka.multiply.com/journal/item/22/Solos_de_Derbake
http://dianabellydance.multiply.com/journal/item/2
Aproveito para também vos deixar o seguinte endereço, do músico Pedro Françolin: http://www.derbake.com.br/ritmosarabes.html, onde poderão encontrar, para além da descrição dos ritmos árabes existentes, um pouco de cada batida (aconselho o Windows media player).
P.S.1: Por agora, para além do Baladi, também adoro o ritmo Said, pois é tipicamente utilizado para danças da bengala e do pandeiro… :P
P.S.2: Não resisti a meter um post mais pormenorizado sobre estes solos pois finalmente, ao fim de alguns meses, tive o prazer de novamente voltar a aprender não só uma coreografia nova como também mais uma outra forma de "bellydançar"...lol
P.S.3: Deixo-vos um mimo: um endereço de um vídeo que encontrei no youtube que penso ser elucidativo para todas as meninas que pretendam aventurar-se um pouco por estes solos ;) http://www.youtube.com/watch?v=djMb3jPwbNU (se preferirem, pesquisem pelo nome Intermediate Belly Dance Class Drum Solo Choreography).
Beijo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)