49. Ritmos Árabes com Saggats ;)


A Melodia e o Ritmo estão sempre presentes em qualquer música que se ouça. Por vezes, aparecem músicas apenas governadas ou por uma ou por outra: em particular, na Dança do Ventre, as músicas guiadas apenas pelo ritmo acompanham os chamados Solos de Derbake.

Vou partilhar, aqui, alguns dos principais Ritmos Árabes que cada bailarina praticante da Dança Oriental deve conhecer:

1. Baladi
O ritmo mais complicado mas também o mais conhecido. Em árabe significa "meu povo", "da minha terra" ou "à moda antiga", podendo representar a terra natal e tudo o que tenha origem popular.
É sem dúvida o mais conhecido dos ritmos árabes e está muito presente na maioria das músicas árabes, seja tradicional, clássica ou moderna; é dos ritmos mais utilizados na Dança Oriental.
A dança Baladi caracteriza-se pela forte marcação do ritmo. Algumas variações deste ritmo, "1Dum", "2Dum", "3Dum". Compasso 4/4.

DumDum-TaCaTa-Dum-TaCaTa-TaCa (2Dum)

2. Maksoum
É considerado uma forma mais acelerada do ritmo Baladi.
Significa "cortado ao meio", é um ritmo muito forte e é a base de muitos outros ritmos, sendo bastante encontrado em diversas músicas árabes modernas e abundantemente no Egipto.
Possui duas variações, uma rápida (normal) e uma lenta. Se tocado de forma mais lenta, torna-se uma variação de Masmoudi.
Este ritmo também é conhecido como "Baladi de 1 dum". Compasso 4/4.

DumTac-TacDum-Tac-DumTac-TacDum-Tac

3. Saidi
Significa feliz, é um ritmo árabe bastante popular executado em ocasiões festivas.
O Saidi é uma outra variação do Maksoum, isto é, deriva da essência do Maksoum e é bastante similar ao Baladi.
Originário de El Saaid, no Alto Egipto (era chamado originalmente Raks Al Assaya).
É muito utilizado como ritmo base na execução de determinadas danças folclóricas árabes, como a Dança da Bengala ou a Dança do Bastão (muito praticada pelas mulheres egípcias) e a Dança da Pandeireta.
No início este ritmo era usado para dançar "Tahtib", uma dança marcial masculina, na qual os homens simulavam lutar com longos bastões, que fazem por vezes de arma.
Executando movimentos fortes, ágeis, marcados por saltos, giros e batidas entre bastões. Compasso 4/4.

Dum-Tac-DumDum-Tac

Dum-Tac-TaCa-DumDum-TaCaTac-TaCa (com "floreados")

4. Malfuf
É também chamado de "Laff" no Egipto e significa "algo embrulhado, enrolado".
É um ritmo muito utilizado em músicas clássicas e solos de derbake, mas podemos também encontrá-lo em alguns folclores árabes e danças específicas, como por exemplo a "Meleah-Laft" (a dança do véu/lenço preto enrolado, dança folclórica árabe, típica da Alexandria) e também no "Raks El Shamadan", a Dança do Candelabro.
Na "Meleah-Laff" o ritmo é mais acelerado e no "Raks El Shamadan" é mais calmo.
Compasso 2/4.

Dum-CaTa-CaTa

5. Ayub
Compasso 2/4.
É utilizado como ritmo base para uma dança folclórica, denominada Zaar, muito presente no norte de África. Caracteriza-se por ter uma variada opção de velocidade, rápido ou lento. Encontra-se também em músicas tradicionais e em solos de derbake. Usado para acelerar uma performance. Encaixa-se bem com outros ritmos.

Dum-Dum-Tá/Dum-Dum-Tá/Dum

6. Chiftitelli
Compasso 8/4.
É executado lentamente (comparando-o ao Baladi). Originou-se provavelmente na Grécia ou na Turquia. Além de utilizado na Raks El Sharky (o nome original da Dança do Ventre), também é utilizado na Turquia como Dança de Casais. Base do ritmo semelhante a um Maksoum.

Dum-CaTá-CaTá-Dum-TaCa-Tá

Alguns ritmos árabes curiosos ;)
Jerk (ritmo inspirado numa dança muito parecida com o Samba) e Bolero (ritmo muito semelhante à Rumba).

Beijinhos

1 comentário:

Suzana disse...

Achei adequada a foto do snuj para o tema dos ritmos árabes.Impressionante como o instrumento ajuda na compreensão dos ritmos. Além de ser um instrumento muito bonito quando tocado

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Azul e Aquariana... Muitas facetas numa só...